sábado, 2 de junho de 2012

O 4º CHEFE DO IMPÉRIO DA CORRUPÇÃO


"De há muito estava claro que a nave do estado comunista enfrentava calmaria, suas velas não se enfunavam. O comando do partido no centro e na periferia caracterizava-se pela aparência externa disfarçando a passividade interna. A apatia do povo crescia. A corrupção florescia em todos os níveis, mais séria nos elevados. Engodos, mentiras, informações falaciosas proliferavam. O entourage de Brejnev era uma corte infestada de numerosos favoritos, intrigas e maquinações, e ele, devido à boa índole, fingia não ver, mesmo quando os mais próximos se metiam em operações escusas. Seus amigos e conhecidos próximos  começaram a ter influência importante no aspecto organizacional da vida partidária. A propensão para eleger favoritos, observada no início da guerra por seu chefe na Diretoria Política, assumiu proporções grotescas.

Também ficou evidente para todos que Brejnev não possuía determinação política, horizontes econômicos amplos ou ideias claras das possibilidades reais. Como as estruturas centrais estavam em decadência, algo como um sistema feudal se instalou nos comitês regionais partidários das repúblicas e das províncias. Os primeiros-secretários e os secretários regionais adquiriram poder virtualmente ilimitado em suas searas e isso os corrompeu, exacerbando o pessimismo social, a hipocrisia e o dualismo mental. As pessoas diziam uma coisa, mas pensavam e faziam outra."

Os Sete Chefes do Império Soviético
Dmitri Volkogonov

Um comentário:

  1. Quando um Lider perde sua capacidade de transferir aos seus seguidores seus Ideais , quando o Lider mesmo é vazio em seu conteúdo , torna-se refém dos seus bajuladores refém da mentira capaz de sustentar sua débil estrutura ideológica, Os conselheiros , íntimos , astutos, peçonhentos, alimentam suas mentiras impedindo-lhe a visão da VERDADE.
    Nasce assim a Dualidade que é contrário da VERDADE que é ÚNICA assim como DEUS . Obrigado ao nobre autor pela porção histórica compartilhada conosco ! SHALOM

    ResponderExcluir

A liberação dos comentários obedecerá estrita e rigorosamente os critérios do proprietário do blog, observando, em primeiro lugar, os princípios legais.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.