domingo, 29 de março de 2015

EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA

Deparando-se com a nomeação do suposto filósofo Renato Janine Ribeiro, "um alegado técnico, não político, apesar de defender ideias muito coerentes com a do seu partido", para ministro da Educação, "nunca antes na história deste país", cujas pressuposições epistemológicas para "revolucionar" a educação brasileira já se entremostram, vem a propósito texto da lavra de Theodore Dalrymple, in "A vida na Sarjeta":

"Afinal, os professores de hoje, impregnados da ideia de que é errado ordenar hierarquicamente civilizações, culturas ou modos de vida, negariam valor o de uma
civilização superior, e seriam incapazes de transmiti-lo. Para eles não há altura ou profundeza, superioridade ou inferioridade, profundidade ou superficialidade; há somente diferença. Duvidam até mesmo de que exista um modo correto e um modo errado de grafar uma palavra ou construir uma frase - um ponto de vista apoiado por obras populares e supostamente competentes como "The Languade Instinct (O Instinto da Linguagem) do professor Steven Pinker (escrita, é claro, sem quaisquer erros ortográficos ou gramáticos). Os professores de hoje pressupõem que a criança dos bairros pobres está pena e culturalmente guarnecida do necessário no ambiente em que vive. Seu discurso é, por definição, adequado às necessidades; seus gostos são, por definição, aceitáveis e não piores ou mais baixos que quaisquer outros. Não há motivos, portanto, para introduzi-las a nada."

Esse é o tipo de professor que atende perfeitamente aos pressupostos epistemológicos revolucionários do suposto filósofo, agora ministro, para a educação. Ou seja, que matemática e português, essas e outras famigeradas disciplinas conservadoras, anacrônicas, reacionárias etc., sejam substituídas pelos progressistas, modernosos, democráticos analfabetismo funcional e doutrinação ideológica gramsciana. Tudo ao gosto do relativismo cultural em voga "neste país, nunca antes na história"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A liberação dos comentários obedecerá estrita e rigorosamente os critérios do proprietário do blog, observando, em primeiro lugar, os princípios legais.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.